Dicas para extender a duração da bateria num Android

0 votos
Sou novato no Android (comprei um Samsung Galaxy Y) e tenho percebido que minha bateria dura só um dia (no fim do dia ela já está nos 15% pedindo carga), achei pouco, esperava ao menos dois dias de duração.

Não sei se é porque o celular e novo e por isso tenho usado com frequência, explorando, se isso é normal, ou se tem alguma configuração adequada para otimizar a duração da bateria.

Como posso fazê-la durar mais (além da obvia dica de usá-lo menos, rs)?
closed with the note: Pergunta antiga.
0 votos

Estou com o mesmo problema, tambem sou novato no android (Comprei um Samsung Galaxy Mini) se voce procurar na net mais especificadamente, encontra dicas para extender a bateria. no meu eu já desliguei o 3G (deixei so o 2G) desliguei o GPS e o Wifi, e diminui o brilho da tela so um pouco. a bateria ta durando 1-2 dias no maximo. e li no manual que diz que não é bom ficar carregando todos os dias. a do meu antigo durava dias, e como tudo é novidade, da uma vontade de ficar usando ne?

Eu tambem estou com o mesmo problema!!! tambem sou novato no android (Comprei um Samsung Galaxy Mini) e minha bateria tem durado pouco tambem. so que eu resolvi procurar algumas coisas para fazer com que a bateria dure mais. eis as dicas:

1) Desligar 3G (deixar só no 2g)
2) Desligar Wifi (só ligar quando for necessario)
3) Desligar GPS (só ligar quando for necessario)
4) Diminui o brilho da tela

0 votos

Bateria boa no Android? Impossível.

Para torná-la menos ruim, diminua a frequência das atualizações dos e-mails e apps, feche os apps em vez de minimizá-los, desligue o Bluetooth, o GPS, o 3G e o WiFi quando não estiver usando e diminua o brilho da tela sempre que possível. O TouchWiz tem um widget legalzinho que permite controlar o brilho e as conexões com um único toque, eu coloquei ele na página inicial para ter maior controle.

Se nada disso der certo, a solução vai ser comprar uma bateria maior.

0 votos

Eu fiz o seguinte com o meu:

1) Desative o Wifi (so ative quandor for necessario)
2) Desative o 3G (so use quando for necessario)
3) Desative o GPS (so use quando for necessario)
4) Diminuir o Brilho da Tela

Baixe esse aplicativo da materia desse site que ele tem um widget que liga e desliga o 3G/2G.
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/04/descubra-como-economizar-mais-na-bateria-de-seu-android.html

+ Dicas!
http://www.felipesilveira.com.br/2011/04/9-dicas-para-economizar-bateria-do-seu-android/
http://www.gomesalmeida.com.br/android-2/dicas-para-economizar-a-bateria-do-android

Mas enquanto a usar o smartphone toda hora, isso ai e normal quando se compra uma coisa nova, eu acabei de ganhar o meu smartphone (samsung galaxy mini) apesar de eu usar pouco para ligar, eu costumo usar ele para ouvir musica,baixar aplicativos e varias coisas mais. e realmente não tem bateria que aguente esse uso intensso. mas com as dicas dá pra fazer algum milagre na bateria.

0 votos

Estou usando ele hoje só casualmente (diferente dos ultimos dias que usei muito) para ver até onde a bateria vai durar.

Estou seguindo algumas dicas: ligar o 3G só quando necessário, brilho no mínimo quando possível, GSP e Bluetooth sempre desligados.

Algo que notei ontem é que se eu deixar o wifi ligado com o celular parado, só realizando as atualizações automáticas de e-mail e apps, ele não consome muita bateria. Ela começa a descer mesmo quando começo a navegar de fato.

A propósito: o que é aquele "stand by da bateria" na tela que mostra o que mais gasta bateria no celular? É o que mais consome aqui! É quando o celular está parado? Não entendi essa...

0 votos

Capitao Black: realmente não tem bateria que aguente esse uso intenso.

Tem sim, os Nokias com Symbian e os Samsungs com bada aguentam 2 dias tranquilamente. São o Android e o iOS que gastam bateria demais, aí não dá para fazer milagre mesmo.

Estranhamente, algumas ROMs não-oficiais têm um consumo fantasticamente baixo, porque elas fazem underclock dinâmico. Até hoje não entendi por que nenhuma fabricante pensou nisso ainda.

Kadu: Navegar obviamente consome muito mais processamento e rede do que deixar o aparelho em stand by. Alguns aparelhos da Samsung ainda têm aceleração por hardware no navegador, então a bateria vai embora ainda mais rápido.

"Stand by da bateria" teoricamente é o que foi consumido quando seu aparelho ficou parado, sem fazer nada. Dica: não dê muita atenção a esse indicador, ele não é muito confiável.

0 votos

Ramon Melo:
O meu antigo um LG Cookie Plus GS290, a bateria dele durava alguns dias, eu carregava num dia, e durava a semana inteira, quando acabava a bateria, era quando eu ouvia radio FM, agora esse meu novo, ta uma coisa de doido essa bateria!!! nao dura nem 1 dia direito. to tentando me acostumar ao novo aparelho!! alias, eu não posso usar o smartphone, que se não a bateria vai pro espaço!!!

0 votos

Ramon Melo: hahahaha Não fui claro quando disse que ele não consome MUITA bateria. Na verdade, ele supostamente não consome bateria nenhuma. Tenho um app que indica a porcentagem de bateria e só começa a cair quando eu começo a brincar, mas algo que noto é que quando começo a navegar a bateria cai bastante e depois começa a reduzir mais devagar. Esse programa deve estar me enganando e quando eu começo a mexer ele compensa o tempo que a bateria diminuiu mas ele não mostrou porque estava parado.

A propósito, é o app é o Battery Defender.

0 votos

Eu li no site da info exame, sobre economizar bateria em smartphones, e la tinha uma dica de fazer o ciclo completo de carga da bateria 1x por mes. carregar ate 100%, e depois usar ate ele
descarregar completamente, isso procede? eu posso fazer isso? ou não presisa? no manual do samsung galaxy mini, a samsung recomenda para não carregar a bateria todos os dias, porque ela pode viciar. agora eu to deixando mais queto ele, so uso de vez enquanto, e a bateria tem durado um pouco mais. outra coisa, a samsung diz nas especificaçoes dele que o tempo de bateria em standby e de 15 dias!!! sendo que a bateria nao dura nem 15 dias direito!!!

0 votos

Capitao Black: Eu li em algum lugar que essas baterias de ions de lítio não devem descarregar por completo de preferência, pois descarregá-las por completo reduz seu tempo de vida. Mas não sei se é verdade.

No manual do meu Samsung Galaxy Y a Samsung nem mesmo recomendou que eu fizesse uma recarga completa antes de usá-lo. No manual estava escrito que eu poderia recarregar por alguns minutos e depois usar com ele na tomada. Achei estranho, mas fiz isso porque estava ansioso pra brincar com ele!

Eu preciso carregar a minha bateria todo dia simplesmente porque no fim do dia ela já está nos 30% ou menos, então se eu não carregar no outro dia vai zerar antes do fim do dia, aí fica difícil.

0 votos

Kadu: todos os aparelhos eletronicos novos vem com meia carga para que ao abrir a caixa e ligar ele pela 1a vez ele funcione e possa ser configurado, depois que acabar voce pode colocar ele para recarregar 8h. mas os meus recentes aparelhos nao fiz isso e funcionam numa boa. mas voce diz a 1a carga? ou as outras? quando eu li o manual, la diz que não é recomendavel carregar todos os dias, porque pode viciar e diminuir a vida util da bateria.
voce já tentou desligar os recursos do aparelho? GPS,WIFI,3G,diminuir o brilho da tela,desligar a sincronizaçao de dados? porque isso consome muita bateria. eu fiz isso e o meu dura 3 dias.
mas como disse o Ramon Melo, não há bateria que aguente o uso intenso. ate existe! mas não do android, por ser um aparelho que tem mais recursos, a bateria tende a durar menos. o IOS é um deles tambem. meu pai tem um Iphone, e quando ele recebeu o aparelho, a bateria não tava durando tanto, depois que eu desliguei alguns recursos, a bateria dura mais! mas ele carrega toda noite, mas e impressionante como o android consome muita bateria mesmo com todos os recursos que consomem bateria estando desligados!!!!

0 votos

Capitao Black: Ontem eu carreguei a noite e quase não usei o celular durante o dia, mas a noite até que usei algumas horas. No fim do dia ele estava com 20% de carga ou algo assim.

Infelizmente dessa forma fica inviável não carregá-lo todo dia, porque eu comprei o aparelho para usa-lo ao menos quando necessário e nesse tempo eu já consumo boa parte da bateria dele.

Se no fim do dia a bateria ficasse entorno dos 60% ou 50% eu até poderia arriscar mantê-lo por dois dias sem carregar, mas com 30% o risco de zerar a bateria durante o dia ou ele ficar enchendo o saco pedindo carga é grande, aí não prefiro arriscar.

Vou fazer o seguinte: esta noite não vou colocar para carregar e vou tentar ficar o dia de amanhã todo sem carregar também pra ver até onde ele vai. Se durar até a noite de amanhã dá pra viver assim. Mas se acabar a bateria ou ficar abaixo dos 15% amanhã durante a tarde pelo menos, não vai dar. Vou ter que carregar todo dia mesmo que isso comprometa a vida útil da bateria.

Então, segunda-feira eu conto aqui o que deu! rs

Valeu pela ajuda! Vou de grande utilidade!!!!!

0 votos

Kadu:
É mesmo assim agente fica com um pé atras com esse consumo de bateria do android,apesar de ter feito tudo possivel para diminuir o consumo, a bateria não dura! a samsung diz que a bateria dura 15 dias em standby, mas quem tem um desses vai querer usar e muito! quer uma coisa que a bateria dure muito? compre um celular basico e não um smartphone! eu sai de um modelo basico touch, e agora tenho um smartphone, eu ficou doido com isso!!! apesar de tudo que é meu 1o smartphone! mas já descobri o que prejudica o consumo: Wifi e 3G. sendo assim, e questao de se acostumar com o aparelho, pra no futuro poder ter outro!

Eis um artigo que eu encontrei procurando na net sobre as baterias dos smartphones:
http://www.hardware.com.br/livros/smartphones/baterias.html

+ Dicas de economia de bateria em smartphone:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/07/saiba-como-aumentar-duracao-da-bateria-de-seu-smartphone.html

0 votos

Também comprei um Galaxy Y e apesar de estar satisfeito com a compra a bateria deixa um pouco a desejar. O truque é nunca esquecer de levar um carregador consigo, e sempre quando tiver a oportunidade, o deixar carregando. Desculpe por não poder lhe fornecer mais dicas sobre como aumentar essa durabilidade por software.

0 votos

Henrique Pinheiro: Valeu! Mas no meu caso pelo menos a situação não é tão extrema! A bateria dura um dia tranquilo, geralmente no final do dia está entorno dos 20% a 30% de carga. Só fiquei um pouco decepcionado porque esperava dois dias de duração pelo menos, mas mesmo tendo que carregar toda não não chega a ser um problema tão grande. Ou pelo menos não foi até agora.

A propósito carreguei ele na madrugada de ontem (de 5h00 às 13h00 que foi o tempo que eu dormi na última "noite"), são 1h26 da manhã agora e a bateria dele ainda está com 69% de carga, o que sugere que com uso moderado ele deve durar uns dois dias (ou pelo menos um dia e meio).

0 votos

Seguinte, vi que a maioria das dúvidas já foram sanadas, mas vale ressaltar os seguintes pontos:
As baterias de lítio íon não viciam, portanto sempre que quiser dar uma carga de 10% antes de sair não precisa se preocupar que não vai diminuir a vida útil. Elas não viciam pq trabalham com ciclos de carga, ou seja, se sua bateria tem 400 ciclos, vc poderia carregar 400 vezes de 0 a 100%.
Então, se você der aquela carga de 10% que citei antes, gastaria 0,1 ciclos e por aí vai.
O problema das baterias de lítio? Ela não tem uma barreira inteligente estabelecida, como as baterias antigas (por isso inclusive que viciavam) então, nas primeiras cargas, recomenda-se as 3 primeiras, o ideal é carregar até 100% e deixar zerar, assim a bateria "acostumaria" com os limites e teria capacidade de tirar maior proveito da carga.
Além disso, como disse o Capitao Black lá em cima é bom carregar um ciclo completo pelo menos uma vez por mês, mas não precisa zerar totalmente a bateria, ficando abaixo dos 20% já é o suficiente pra uma carga completa da bateria.
Outra dica legal é deixar fazer uma "Trickle Charging" ou seja, uma carga que compensa a taxa de perda comum da bateria, uns 10 minutinhos de carga depois de alcançar 100%. É meio incomum fazer isto para celulares e inclusive alguns carregadores tem um dispositivo que impede a bateria de continuar recebendo carga depois de atingir a carga completa, isso por que como muita gente dorme e deixa o celular carregando, se a bateria recebesse carga demais poderia aquecer demais, e as baterias tem a reação química de liberação de energia acelerada com a temperatura, quanto mais quente o celular, menor o aproveitamento da bateria. O iPhone eu sei que permite a Trickle Charge de 10min, quanto ao Android não sei te falar.
Com essas dicas e ligando GPS/Bluetooth/3G só quando eu preciso no meu iPhone 4 dura 2 dias a bateria de uso normal (2 a 3 horas ouvindo música por dia e checando e-mails com frequência), com uso intenso de jogos/navegação termina um dia com uns 40~50%.
Acho que me extendi demais mas basicamente é isso, espero que ajude! :D

0 votos

Augusto: então sobre o ciclo completo, pode-se fazer isso ne? eu já instalei varios apps que monitoram a bateria em %. um deles foi o Battery Widget, so que ele me deixou meio frustrado quando fui ligar ele num dia, ele disse que tinha 0% quando ainda tinha metade no medidor da bateria do android, então resolvi instalar outro, que foi o Battery Indicator, acontece que nenhum desses 2 mostra com exatidao quanto ainda falta!!! resolvi procurar outros,pesquisando e vendo os comentarios, alguns que eu vi, muitos falam que ou acontece alguma coisa com o android, e outros não sao muito eficientes. então resolvi deixar sem mesmo!!! ai carrego quando eu vejo que tem metade, não deixo o android pedir carga, mas para economizar eu baixei um app chamado Juicer Defender que dá pra ligar e desligar o 3g/2g, e eu configurei o android so para usar o 2g, ao inves do 3g. e dentro de casa eu uso o wifi (tenho rede wireless em casa)

0 votos

Capitao Black: Então, não tem problema nenhum em fazer isso. Só indico que uma ou até duas vezes por mês você deixe sua bateria pedindo carga, bem perto do fim, e faça um ciclo completo. É sempre bom pois podem ajudar a bateria a durar mais a cada ciclo feito, aumentando o tempo útil de uma carga e o tempo de vida da bateria.

0 votos

Tenta algumas dicas aqui tb

Voce pode tentar essas dicas aqui pra economizar bateria

http://naoacredito.blog.br/2012/01/smartphonesveja-07-dicas-para-aumentar-a-duracao-da-bateria-do-seu-celular-android/

0 votos
È aconselhavel eu ter 2 baterias para o galaxy y.. pra qnd descarregar1 eu usar a outra  e deixa uma carregando.. é aconselhavel ou vicia ? sei da algum dano ?
Não causa dano nenhum, mas acho mais prático comprar uma bateria extendida. Vai deixar seu telefone obeso, mas deve fazer a bateria durar até o fim do dia.
Responda
Estas respostas não resolveram sua dúvida?