Como escolher um bom roteador?

0 votos

Preciso de um roteador para juntar dois PCs Windows de uso doméstico, em casa. A idéia principal é compartilhar a Internet. Os PCs ficam no mesmo cômodo então penso em ligar tudo com cabos.

Wireless é interessante. Ainda não tenho nada que use Wireless mas penso em ter um Smartphone/Laptop em um futuro próximo, então já quero estar preparado.

Alguma dica de marca confiável? O que eu preciso prestar atenção na hora de escolher as características do Wireless? Nunca mexi com isso então qualquer dica é válida.

0 votos

Ha, cara, várias coisas, vou procurar por em tópicos:

1] Padrão de transmissão - Os roteadores a venda por aí podem vir em dois padrões de transmissão, o "g" e o "n". Os padrões variam de acordo com a frequência e alcance, sendo o "n" o padrão mais novo e o "g" o mais adotado pela maioria dos roteadores. Se voce tem um imóvel razoavelmente grande, com muitas paredes entre o roteador e seu futuro smart/laptop, sugiro que compre um roteador com padrão "n". Se seu imóvel for menor e a área que voce utilizar não tiver muitos obstáculos, pode pegar um roteador "g" que os aparelhos que usam esse padrão são mais baratos, como os D-Link.

2) Velocidade de transmissão - É outro ponto a se considerar uma vez que o padrão "n" fornece maior velocidade de transmissão de dados. Se voce é do tipo hard user que transfere arquivos pesados, vê videos em alta definição ou tem várias máquinas que usam internet sem fio, eu recomendaria um roteador padrão "n". Agora se voce só quer um note pra botar no colo e acessar seu perfil do orkut, o "g" tá de bom tamanho.

3) Confiabilidade - Esse é um ponto crítico em roteadores. Por vários motivos um roteador pode dar pau, se voce comprar um de má qualidade pode ter problemas constantes de conectividade. E vai por mim: é um saco. Quando voce liga seu note esperando que ele já esteja pronto pra navegar e vê aquele sinal no sistray informando que ele tá offline sempre dá um desespero. Inicialmente a gente fica sem saber se o problema é do computador, do roteador ou do provedor de acesso, e aí começa aquela via crucis de testa daqui, testa de lá pra saber a origem do problema. E tome de tirar o cabo do roteador pra ligar direto na máquina pra ver se o problema é do provedor, verificar as conexões de rede da máquina pra ver se o hardware está funcionando normalmente, pegar o roteador pra ver ele tá "travado", enfim, um inferno, ainda mais se ele estiver em um lugar alto e de difícil acesso (roteadores oferecem melhor sinal se estiverem em lugares altos com poucos obstáculos em volta). O meu roteador de casa é um Linksys, da Cisco (wrt 160n), até agora tem funcionado direito mas antes de comprá-lo eu tive muitas dores de cabeça com D-Link.

4) Preço - Esse é o tipo de aparelho que varia muito de preço, tem desde os mais baratinhos de cento e poucos reais até uns que custam mais de mil. Por isso, se voce souber dimensionar o roteador exatamente para sua necessidade vai diminuir o risco de comprar algo que não te atenda ou algo que tem recursos demais para o que voce precisa. Por exemplo, em casa eu tenho um desktop na sala e um xbox, ambos ligados via cabo ao roteador, e dois notes e dois smarts conectados via wi-fi. Já que eu tenho dois aparelhos conectados via cabo seria desperdício comprar roteador com 9 portas, por exemplo.

Falar em marca confiável é complicado, voce pode comprar um roteador de uma marca super bem conceituada e mesmo assim o aparelho pode vir com problema ou pode comprar um xing ling que vai ficar lá anos a fio até voce esquecer que ele existe. No site do Olhar Digital eu vi no ano passado um teste com várias marcas e modelos de roteadores, dá uma olhada lá que deve ter o video do teste.

0 votos

ia sugerir qualquer marca menos dlinnk. meu comprou 1, que soh depois de trocar 4 vezes, funcionou. eu nunca tive problema com dlink, mas acho que dei sorte...

0 votos

Baseado em suas dicas Marcos, e no alerta do Alexandre, estou pensando em comprar este aqui:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:26:66:104

Preço de acordo com meu bolso e muitos elogios na área de comentários. Escolhi o padrão "n" porque ele vai ter que vencer algumas paredes, e 4 entradas para cabo é mais do que suficiente para mim. Algumas pessoas nos comentários reclamaram dele ser difícil de configurar mas como só pretendo fazer isso uma ou duas vezes não e importo muito.

Se alguém tiver alguma coisa contra, por favor me dê um toque. Vou comprá-lo entre hoje a noite ou amanhã a noite.

0 votos

Rodrigo, a TP Link é uma marca reconhecida e tem bons produtos, só quero fazer uma ressalva: na verdade esse roteador não é padrão "n", ele é "lite n" (como escrito no próprio nome do aparelho), ou seja, é um padrão "g" com algumas melhorias e conformidades com placas de rede padrão "n", ou falando mais claramente, ele é de um padrão antigo recauchutado, deram uma guaribada nele pra dizer que é "n" mas não é.
Se voce quer um roteador de padrão "n" mesmo então não caia nessa, mas como o preço dele tá muito bom de repente compensa no custo benefício.
No Kabum eu vi o wrt 120n, esse é padrão "n" mesmo, e da Linksys, uma excelente marca, só que o preço tá meio salgado em comparação ao tp link, tá a 214,90.

0 votos

Olha as pegadinhas de nomes onde novatos que não pedem conselho se estrepam!
Não sei se preciso de um "n" mesmo. O sinal no máximo terá que vencer 2 paredes de tijolos. Acha que este "lite n" aguenta o tranco? Em uma distância de uns 10-20 metros?

0 votos

Rodrigo, com meu antigo D-Link eu sentia perda considerável quando ia pro quarto com o note, duas paredes de obstáculo. Com certeza esse Tplink é superior ao D-Link que eu tinha, mas o melhor seria voce testar antes, e como você parece não ser um hard user teria que pesar se é aceitável uma pequena perda na conexão em função de um menor custo do aparelho.
Por falar nisso, qual a velocidade de sua conexão?

0 votos

Minha internet é de 10 Mbps. Gosto de ver uns vídeos no YouTube, mas acho que não vou dispensar meu PC com monitor FullHD para isso, e ele estará ligado ao roteador por cabo. A maior parte do uso de um SmartPhone (o que mais quero comprar no momento que usaria o Wireless) seria navegação simples e Download de apps, talvez uns joguinhos on-line (Shadow Era :P).

0 votos

é uma conexão bem parruda, mesmo que voce tenha uns 30% de perda (e toda conexão sem fio tem perda) ainda assim navegaria a 7Mbps, o que ainda é uma boa velocidade. Nesse caso acho que um roteador padrão "g" te atenderia numa boa, só vc não usar seus gadgets muito distantes do roteador (é bom verificar o alcance do mesmo no site do fabricante).
Espero ter ajudado.
abcs

0 votos

Ajudou bastante. Vou ficar com o aparelho que postei acima mesmo. Creio que vai me atender com alguma folga. Pena que não vou saber disso logo pois, como eu disse, o Wireless é uma preparação para o futuro.

0 votos

no meu comentario acima faltou uma palavra "meu pai comprou um d-link e trocou-o por 4 vezes..."

tp-link me parece ser uma boa pedida. inclusive tem uns modelos com 2 antenas, mas nao sei se no seu caso eh necessario, como discutido acima.

Marcosc: obrigado por elucidar na sua primeira resposta, me tirou um monte de duvidas e descobri que meu roteador wifi d-link w1319 nao eh indicado pra minha casa, auahauhauhauh.

Ainda bem que existe "windsurfer" hehehe. Alias e falando nisso, talvez nao seja necessario um roteador "potente" para o Rodrigo Socin, pois pode-se , praticamente de graça, amplificar o sinal usando apenas tesoura, papel aluminio e cartolina. Procure por "windsurf wifi" ou pelo arquivo "ez12.pdf" . Sao os modelos para voce construir uma ateninha que realmente funciona.
eu guardo esse arquivo no google docs pra nao ter erro quando eu precisar :)

0 votos

srsssrsrsrs, to ligado, Alexandre, não cheguei a fazer porque o meu tem duas antenas internas mas já tinha feito no DI-524, aquela podreira...

Responda
Estas respostas não resolveram sua dúvida?