Ultrabook ou notebook?

0 votos
Pretendo comprar um notebook no final do ano - momento que surgem muitas promoções - e já comecei a pesquisar. Não sou do tipo que joga MUITO mas jogo de vez em quando. Gosto de assistir muitos vídeos e pra isso preciso de um bom processamento gráfico. Também vale lembrar que eu me movimento muito com o meu atual notebook mas o peso não me incomoda tanto. O problema é que preciso que dure cerca de 3 anos. Compensa gastar um pouco mais num ultrabook? Eu ainda não achei nenhum com placa de vídeo dedicada e por isso estou na dúvida.

 

O notebook que eu pretendia comprar é um dell xps 15,6", segunda geração corei7, 8gb memória ram, placa de vídeo geforce gt540m. Logo, um ultrabook mais ou menos assim.
Tags:
Se é para um uso mais pesado, inclusive rodar jogos, dê uma olhada nesses notebooks:

- www.powernote.com.br
- www.avell.com.br
+3 votos

Ultrabooks são desenvolvidos pensando em leveza e grande autonomia de bateria, por isso é difícil encontrar um modelo com processador Core i7 e placa de vídeo dedicada. Ainda mais por R$ 2.999, que é o preço do Dell XPS 15 com esse hardware. Mas, pelo que você falou na pergunta, eu escolheria um ultrabook.

Vamos lá:

  • Joga de vez em quando: a Intel HD Graphics 4000, dos ultrabooks com Ivy Bridge, dá conta do recado em muitos jogos. Ela tem uma performance superior a GeForce GT 525M e um pouco inferior a GeForce GT 540M.
  • Gosta de assistir muitos vídeos: hoje em dia as Intel, Radeon e GeForce integradas/onboard rodam 1080p sem engasgos, então uma placa de vídeo melhor não faz muita diferença nesse caso;
  • O peso não incomoda tanto: o XPS 15 tem 3 kg (!!!), enquanto o peso de um ultrabook fica entre 1,3~1,6 kg.

Você precisará sacrificar um pouco de processamento bruto, mas acho que compensa gastar um pouco mais e levar um ultrabook. Se for um modelo com SSD ou mesmo HD híbrido com pelo menos 32 GB de memória flash, é certeza que funcionará numa boa nos próximos três anos.

Na verdade o meu atual notebook pesa 'apenas' 2,2kg. Por isso não ligo para o peso. Contudo, a minha dúvida mesmo é saber se um ultrabook com valor de 3500 reais se equipara ao notebook que eu pretendia comprar. Não sei como anda o mercado de ultrabooks aqui no Brasil quanto ao número de modelos, mas acredito que até o final do ano novos modelos estejam disponíveis.

E outra coisa que me deixa em dúvida é não entender completamente que tipo de vantagem SSD pode me dar. Já li sobre o computador armazenar o que você mais faz mas não sei se isso é válido para todo tipo de tarefa. Ou se realmente o torna 'mais rápido' mesmo tendo um processador i5 contra um i7 nos notebooks...
0 votos
Se vc vai passar 3 anos se movimentando muito com um note nas costas, considere o modelo mais leve possível ;) Mas claro, leve em conta suas necessidades gamers.
0 votos
Os ultrabooks apresentam excelentes desenpenhos assim como os notebooks, dependendo da configuração que você adquirir. No entanto, a não ser que você tem a necessidae de ter mobilidade para seu aparelho eu aconselho você comprar um notebook.

O preço dos ultrabooks ainda estão bem salgados. Mas se você tiver a necessidade de levar seu portátil para todo lugar você deve se apegar a um ultrabook que custará bem mais do que um notebook de mesma configuração.
Responda
Estas respostas não resolveram sua dúvida?