Como desativar o teclado do notebook?

+1 voto

Meu problema é o seguinte: Há algum tempo o teclado do meu notebook deu problema (alguns botões pararam de funcionar e outros pressionavam sozinhos, entre outros problemas), então comprei um teclado USB externo - solução rápida e prática, imaginei!

Só que o teclado do notebook continua, as vezes, pressionando botões que me atrapalham. Em alguns casos, quando eu ligo, ele aperta a tecla DEL e entra no setup da BIOS. Parece que o notebook está sempre me trollando!

Dada esta introdução, o que eu gostaria de saber é:

[b]Como eu posso desativar o teclado do meu notebook (manter só o teclado externo ativo), sem ter que abrí-lo e tirar o cabo flat? Existe alguma forma de desativá-lo pelo sistema?
[/b]
Antes de iniciarem as respostas, já tentei desinstalar o driver do teclado, mas o maldito plug-and-play (ou seja lá o que for) o reinstala sozinho na inicialização do Windows (7).

Olá Kadu,

No seu caso o indicado seria remover o cabo flat mesmo desmontandoo mesmo! Isso se o seu modelo de notebook ligar sem ter ele diretamente ligado.

Mas o mais recomendável mesmo seria comprar um teclado novo, que não é assim tão caro para alguns modelos, vale a pena pesquisar.

Boa sorte.
0 votos
 

Se as teclas estão se apertando sozinhas durante o boot, então definitivamente NÃO é um problema de driver. Pode ser pau na malha, ou em alguma coisa entre ela e a mobo.

A única solução seria desativá-lo na BIOS, ou desconectar o cabo mesmo. Como acho que não existe essa opção na BIOS, ainda mais em um notebook, acho que o jeito vai ser arrancar mesmo.

Como é um notebook, seria bom levar na assistência para os caras darem uma olhada, não?

0 votos

Não creio que tu precise desinstalar o driver do teclado, mas talvez desativá-lo. De qualquer modo, creio que a solução mais prática ainda é desativar o hardware.

–1 voto

Caramba, que bizarro! Já pensou em passar um bom antivirus no notebook? É meio sem lógica isso!
Ou talvez a tecla deva estar emperrada, muito estranho.

0 votos

Gabriel Bemfica: Não há a opção de desativar o driver do teclado do notebook no gerenciador de dispositivos. Apenas desinstalar. O problema é que eu não tenho a chave para abrir o notebook, alguns eu consegui abrir na marra (com uma faca, mas algumas ficaram).

Mestre Carros: Já arrranquei (!) três teclas do meu teclado achando que elas estavam emperradas, mas nada. instalei um programa chamado Key Tweaker que permite desativar teclas, mas o problema é que se eu desativá-las, as teclas também para de funcionar no teclado virtual.

Não é vírus, pois já até formatei (esse é um problema de longa data) e ele continua assim. Tenho certeza que é problema de hardware.

0 votos

Do que eu saiba até hoje, alguns notebooks tem botão para desativar esta função de teclado que aparentemente o seu não há. Pela BIOS, eu nunca achei nada referente a isto no meu notebook, visto que eu só consigo desativar soltando o cabo que liga ele na placa mãe (é ela?). Acho que terá de fazer isso. Já tentou arrumar outro teclado de notebook e testar?

0 votos

tenho uma solucao mais "ogro": Ache a tecla ou as teclas que estao ativando sozinha e arranque-as com furia!

0 votos

Alexandre: Já arranquei umas quatro teclas mas nada de parar o problema.

@bruno: Acho que na BIOS não tem essa opção mesmo. No gerenciador de dispositivos até aparecem os dois teclados (externo e embutido). Não dá pra desativar o embutido, e quando eu desinstalo ele se reinstala (plug and play, acredito!). O meu notebook não tem o botão de desligar o teclado nem o touchpad.

Mobilon: Pois é, acredito que o problema é físico mesmo. Pelas respostas daqui e por tudo que lí na internet, vejo que a solução será desconectar o cabo da placa mãe. Já tentei abrir esse notebowok, mas ô bicho difícil.

Valeu, galera!
Infelizmente Murphy tinha razão :)

Para encerrar, talvez essa seja uma solução:

Existe a possibilidade de desativar o plug-and-play para um dispositivo específico no Windows (no meu caso, o teclado embutido)? Se sim, como?

0 votos

Kadu: No gerenciador de dispositivos você consegue desativar, assim como remover quase todos os dispositivos do PC. O problema é que desativando o controlado de teclado, pode acabar desativando o externo também. Tem que fazer o teste.

Lembrando que, conseguindo desativar ele só tem efeito no windows. No boot vai continuar com pau, assim como em outros SOs.

0 votos

Geralmente e um comando seguido por:

Fn + Alguma tecla que contenha uma imagem de um teclado.

Responda
Estas respostas não resolveram sua dúvida?